-
Arquitetos: G8A Architecture & Urban Planning
- Área: 385 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: AutoDesk, Hafele, Legrand, Malloca, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa com quatro pavimentos chamada de Chalé Tropical reflete a simplicidade de seu contexto idílico a partir de um projeto permeável que se abre para seu entorno natural. O lote retangular está localizado em uma nova área residencial na costa Vietnamita, na região de Danang, um ambiente tranquilo próximo do mar.
O terreno olha para um lago, revelando a paisagem da marina que é otimizada pelo formato em L da casa. O grande jardim, que percorre a casa, respeita o contexto nativo e soma à uma atmosfera tranquila e refrescante para a família desfrutar.
Dois elementos dão ritmo e criam a linguagem do projeto. Primeiramente a permeabilidade dos muxarabi na fachada combinada com o recuo do volume da casa, criam uma certa transparência que permite tanto a entrada de luz solar e ventilação natural, quanto aberturas para vistas panorâmicas. O térreo concentra um grande espaço com sala de jantar, sala de estar e cozinha, os quais são simultaneamente abertos, porém protegidos das intempéries do clima local.
O segundo elemento que soma na identidade do projeto se trata da forma notável do telhado ondulado e geométrico, o qual cria perspectivas únicas e uma variedade de experiências para os moradores e visitantes. De dentro a cobertura parece uma superfície que esconde a estrutura da cobertura e as telhas terracota. Essa cobertura dupla é visualmente discreta, ao mesmo tempo que coopera para manter a temperatura confortável internamente.
Os materiais, principalmente os tijolos com suas altas qualidades de isolamento, foram escolhidos, não somente por sua resistência ao clima e sua robustez, mas também pelo seu impacto mínimo na estética do local, uma vez que a ideia era que o projeto se integrasse à paisagem natural. Uma forte presença de madeira, concreto texturizado e tijolos destacam a organicidade do conceito, ao mesmo tempo que remetem ao contexto histórico de Danang, uma grande produtora de tijolos desde o século IV.